A primeira sinagoga das Américas foi construída em solo pernambucano

Talvez você não saiba, mas a primeira sinagoga das Américas foi construída em solo pernambucano, na cidade do Recife, durante a dominação dos holandeses.

A comunidade judaica portuguesa-espanhola que se refugiava na Holanda, por encontrar lá liberdade de culto religioso, descobriu que esta liberdade também se estendia aos outros territórios por ela governados, o que acabou por motivar o êxodo a estas terras, incluindo o nordeste do Brasil, mais especificamente, Recife.

Neste “museu”, encontram-se as ruínas da primeira construção, diversos documentos e fotos, além de painéis que contam a história, tanto da sinagoga, quanto da vida dos judeus durante a ocupação dos neerlandeses. É muito interessante.

Aproveito para compartilhar o meu texto preferido, de todos o que li por lá.

“Quem é como Tu és? Inexiste igual a Ti!
Quem é semelhante a Ti?
Inexiste quem se compare a Ti!
Altíssimo, Deus; Senhor Superior aos
Superiores que repousa entre nós.
Seu nome invocarei na assembléia dos fiéis.
Nos cânticos o exaltaremos”.

Poema do Rabino Isaac Aboab.

A entrada não é gratuita, infelizmente, entretanto o valor é acessível: R$ 10,00. Pra quem curte história é bem bacana… recomendo!

A primeira sinagoga das Américas foi construída em solo pernambucano11
Foto: Paulo Pereira

De acordo com o site do Museu, a vinda destes judeus para Pernambuco se deu porque o Nordeste do Brasil era a “Terra Prometida” para cristãos-novos e judeus ibéricos nos séculos XVI e XVII. Empurrados pela Inquisição, forçados à conversão, muitos decidiram atravessar o oceano desconhecido em busca de paz e de liberdade de culto. Tiveram importante papel no início da ocupação portuguesa nas novas terras, criando ou se inserindo em diversas atividades. Em especial, na produção e comércio do açúcar.

A ocupação holandesa no Recife trouxe grande número de judeus portugueses de Amsterdã. Com eles, inúmeros cristãos-novos e descendentes que já viviam no Recife retornaram ao judaísmo, formando algumas congregações. Entre elas, aKahal Zur Israel, Primeira Sinagoga das Américas.

A primeira sinagoga das Américas foi construída em solo pernambucano13
Vista de dentro da Sinagoga. Foto: Paulo Pereira

Ainda de acordo com o meio de comunicação oficial do museu, em dezembro de 2001, o prédio original reconstituído foi aberto ao público, sendo hoje um dos mais importantes sítios turísticos da região. A edificação é a parte visível do que foi uma comunidade que atingiu 50% do total de habitantes de origem européia da época, deixando marcos da sua presença em muitos lugares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *