Alto da Sé de Olinda, Pernambuco: você tem que ir

Pernambuco é sem sombra de dúvidas um poço de beleza, cultura e história. O estado possui uma vasta riqueza natural e foi palco de diversas cenas que marcaram a trajetória do país. Isso já diz tudo. Mas uma cidade, em específico, tem um lugar especial no coração dos turistas, por “abrigar” uma das mais bonitas vistas das redondezas. Falo de Olinda, a primeira capital pernambucana, e do seu tão famoso “alto da sé”.

Realmente no alto, o alto da Sé é o centro histórico da cidade de Olinda que faz divisa com a atual capital do estado, Recife, e traz consigo uma riqueza inestimável para o cenário cultural brasileiro. Entre as tapiocas, os edifícios antigos e a vista fantástica do resto da cidade e da cidade com quem faz fronteiras, o lugar transporta o seu visitante para uma verdadeira sensação de bem-estar. Àquela do tipo “que-coisa-boa-minha-nossa”.

Havia muito tempo, muito tempo mesmo, que tinha visitado o Alto da Sé. Minha última vez lá foi em 2011, mais precisamente em dezembro daquele ano. De lá pra cá, quase nada mudou.

Transalado

alto-da-se-de-olinda-2

Da primeira vez, fui acompanhado de alguns amigos. E nesta, também (rsrs). Nosso passeio começou mais ou menos às 11 horas, saindo do bairro de Boa Viagem no Recife. O trajeto foi feito de UBER, que tem um valor bem em conta, para quem não deseja pegar ônibus até o destino. Com certeza absoluta, o peço é bem melhor que o do Taxi.

O UBER deu cerca de R$ 28,00 e o trajeto durou algo em torno de 20-30 minutos. Um preço que considero justo e que não pesou no orçamento quando foi dividido para quatro pessoas.  Porém, para um viajante solitário sempre será mais vantajoso ir de ônibus e por ser um ponto turístico bem famoso, linhas é o que não falta. Para saber qual o melhor caminho, ai com certeza é melhor usar o Google Maps e utilizar a função rotas. Assim, você conseguirá ver que ônibus pegar a partir da localização da sua hospedagem.

Se o ponto de partida for o Bairro de Boa Viagem, muito possivelmente que no translado você passará pelo Marco Zero da cidade do Recife, o que só vem a somar ao passeio.

Vista

alto-da-se-de-olinda-1

Não há como negar que a vista lá de cima é sensacional. Existem alguns mirantes onde é possível parar e até sentar, para apreciar algumas das construções antigas de Olinda que se contrastam com a modernidade dos prédios de Recife, que surgem um pouco mais à frente no horizonte.

Um verde vibrante envolve igrejas antigas e o mar colorido com tons de azul dão um aspecto surrealista a uma paisagem que foi construída à base de muita história. Um quadro ou uma realidade? Com certeza realidade, tão linda quanto um quadro pintado  com as maiores fortes cores.

Outras atrações

Entre as atrações do Alto da Sé está a Igreja da Sé, que data do século XVII e foi construída em arquitetura barroca.

No Alto da Sé também é possível apreciar o artesanato pernambucano, no Mercado do Artesanado. O local também possui uma bela vista para o Cais do Recife. Se puder, assista ao pôr do sol.

Aproveite ainda o passeio para experimentar as deliciosas tapiocas feitas pelas tapioqueiras da Sé, as mais famosas da região.

Convento de Nossa Senhora da Conceição - Alto da Sé, Olinda
Convento de Nossa Senhora da Conceição – Alto da Sé, Olinda
Catedral da Sé, Olinda - PE
Catedral da Sé, Olinda – PE
Artesanato - Alto da Sé, Olinda
Artesanato – Alto da Sé, Olinda

"Feirinha" - Alto da Sé, Olinda

Museu de Arte Sacra - Alto da Sé, Olinda
Museu de Arte Sacra – Alto da Sé, Olinda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *