Oficina Brennad em Recife: você tem que ir

Recife é um lugar lindo e cheio de pontos turísticos pra visitar. A cidade que une com maestria o antigo e o novo, proporciona ao viajante uma excelente experiência cultural e artística. Prova disso, são lugares como a Oficina Francisco Brennand, objeto da nossa conversa de hoje.

Visitei o espaço em julho do ano passado e já falei deste momento em outras ocasiões, mas nunca da forma detalhada que tentarei agora. So, let me try!

“Começando pelo começo”

Vamos começar pelo começo, porque desta forma as coisas ficam mais fáceis.

Em Recife, existe uma família muito conhecida, a família Brennad, cuja história é oriunda da Inglaterra e teve passagens por Maceió até chegar na capital pernambucana. Muito famosos, são os três irmãos: um empresário, um colecionador e por fim, o artista pintor e escultor, Francisco. Sobre os outros dois, falaremos no futuro, principalmente de Ricardo, dono do Instituto Brennand.

Francisco, desde a adolescência se interessou por artes, e mais ainda após conhecer o trabalho do escultor Abelardo da Hora. Porém, limitava-se à pintura a óleo.

Em suas idas à Europa conheceu diversas obras em cerâmicas de artistas renomados, o que lhe fez se dedicar mais a este tipo de arte e conceber as obras que hoje são expostas no que era seu antigo ateliê, a Oficina Brennand. Uma curiosidade que o cerca, é que ele foi colega de classe de Ariano Suassuna, grande escritor paraibano radicado em Pernambuco.

A  oficina

Sobre a oficina, o site oficial diz que surgiu em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista Francisco Brennand.

Antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, e cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano.

Experiência pessoal

Agora, passando para minha experiência pessoal, e portanto subjetiva, o que tenho a dizer é o seguinte: o lugar é sensacional e realmente de visita obrigatória. É incrível como é bonito, bem cuidado e cheio de coisas interessantes.

As pinturas, ao meu ver, são bem fortes. Existem algumas obras, inclusive, de grande teor sexual e outras muito confusas, mas nem por isso feias. Nas esculturas, também é possível identificar turbulência emotiva. Não sei como explicar. Apenas sei que é assim.

A entrada da Oficina é comparável a cenário de filme. Bem cuidada, verde e muito bucólica. A sensação é de estar no portal que dá acesso aquele lugar qualquer que você viu na televisão.

Durante o passeio, diversas esculturas podem ser vistas nos jardins, estas com as mais variadas formas e tamanhos. É interessante. Você pode “interagir” com elas e tirar fotos a vontade, se quiser.
Foto1

Adentrando um pouco mais, o visitante se depara com um espaço com muitas peças, mas desta vez todas organizadas e envoltas por um grande muro igualmente esculpido.

Foto

Por traz desta divisão, está o edifício com as pinturas de Francisco (lá dentro não é possível tirar fotos) e do lado deste, um outro canto muito bonito, com um pequeno lago onde os gansos que lá residem fazem seus passeios diários enquanto são fotografados como celebridades, pelos fotógrafos amadores sedentos por uma foto bonita.

Oficina Brennad - Recife - Por Que Viajar 7

Já estou um pouco perdido no espaço e devido ao tempo não sei direito, geograficamente, onde fica o outro prédio com mais esculturas. Não me recordo se fica antes ou depois do lago dos gansos famosos. Mas, isso não é importante, porque lá não dá pra se perder.  Abaixo, deixo as últimas fotos, estas das obras de artes que estão no edifício perdido.

Foto

Mais informações

Horários de visitação:

  • Segunda a Quinta: 08:00 às 17:00h
  • Sexta: 08:00 às 16:00h.
  • Sábado e Domingo: 10:00 às 16:00h
  • Feriados nacionais, estaduais e municipais: Consultem-nos através do telefone 81 3453-4275 e 3272-5494

Ingressos:

  • R$ 10, inteira.
  • R$ 5, meia (estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos).

Deixo mais informações sobre este bonito espaço.

2 thoughts on “Oficina Brennad em Recife: você tem que ir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *