Paris-Londes, o bairro mais europeu e um dos mais lindos de Santiago

Que Santiago é uma cidade muito bonita, todo mundo já sabe. Mas, o que nem todos sabem é que existe um lugar muito especial por entre aquelas ruas de arquitetura fantástica. Este lugar é o bairro Paris-Londes, situado próximo à Universidade de Chile.

História do bairro

paris-londes-foto-3

A história deste lugar é bem interessante. O espaço, na verdade, já foi parte do Mosteiro de São Francisco, mas por falta de recursos financeiros para seu mantimento, os monges foram obrigados a pôr à venda parte do terreno.

Como era de se esperar, foi o Governo quem acabou comprando a maior parcela do terreno com a intenção de levantar alguns edifícios. Para isso, contratou arquitetos europeus de grandes nomes, responsáveis pelos desenhos das construções que vemos hoje, que carregam as características da arquitetura europeia.

Conta a história que o bairro Paris-Londres “foi levantado” entre 1920 e 1930.

A parte não tão bonita, infelizmente

Neste bairro, mais precisamente no número 38 da Rua Londres, se estabeleceu durante o período da ditadura, o Centro de Operações da Dirección de Inteligencia Nacional (DINA), o órgão responsável por deter, torturar e exterminar opositores políticos da ditadura.

O bairro mais charmoso de Santiago, Paris-Londes

paris-londes-foto-3

Andar pelas ruas todas de ladrilhos, por sobre as calçadas que em alguns momentos se confundem com o espaço dos carros, no meio daqueles prédios com um “tchan” diferente do resto de Santiago, é no mínimo desconcertante. Ao menos, pra mim.

Claro, a experiência vivida depende de cada um, principalmente da bagagem que se traz e dos gostos que se tem. No meu caso, sou fascinado por construções, embora pouco entenda sobre elas, e pela forma como muitas cidades são estruturadas. Por isso, fico bestificado quando visito lugares diferentes dos que estou acostumado.

Às vezes, um simples detalhe de como algo foi construído, já me faz sentir algo diferente.

O bairro, talvez o mais “europeizado” de todo o Chile, é bem pequeno, mas bem charmoso. E com certeza vale uma visita.

Além da beleza “natural” do bairro, algumas lojinhas e cafés complementam esta obra de arte à céu aberto. Andar e passar por entre as cadeiras postas na rua pelos cafés, é algo bem legal. Realmente, bem legal!

Localização

paris-londes-foto-2

É muito fácil de chegar, mas tem que ter cuidado, porque você pode passar e até nem perceber direito se não ficar atento.

O bairro Paris-Londres está bem próximo a Universidade de Chile, portanto, basta pegar qualquer metrô em direção à estação de mesmo nome, Universidade de Chile. Para que já está visitando o Cerro de Santa Lúcia, dá pra ir a pé, com certeza.

Hospedagem

Existem algumas opções no bairro Pais-Londres ou próximas a ele, como o Hotel Paris-Londres.

Além da beleza do lugar, por estar num lugar de boa localização, se hospedar por lá  pode ser uma excelente pedida.

Se você gostou do post, deixa um comentário. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *